PECADO ORIGINAL
PECADO ORIGINAL
Pecado Original é a designação dada na teologia com referência ao estado, condição e qualidade de pecado em que todos os homens nascem. Esse termo traduz o latim peccatun originale.
Refere-se especialmente a três aspectos principais acerca da pecaminosidade da humanidade. Primeiro, a expressão “pecado original” implica no pecado que é derivado da raiz original da raça humana, ou seja, ele foi cometido pelos nossos primeiros pais: Adão e Eva.
Na História da Igreja, a doutrina bíblica do pecado original começou a ser mais amplamente sistematizada no século 4 d.C. com Agostinho de Hipona, e com isso, iniciou-se a prática de batismo de bebês e crianças com a ideia de que se a criança morrer antes de ser batizada irá direto para o inferno.
Mas existe um problema teológico, pecado original não se encontra nas escrituras, nem nunca foi mencionado ao longo de toda a Bíblia.
Vejamos algumas escrituras:
- “Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.”
Hebreus 11:4
Se o pecado original fosse algo que pode impedir alguém de ser aprovado por Deus, ninguém melhor que Abel, o segundo filho de Adão, para pagar por esse pecado que seus pais cometeram, mas está claro em Hebreus que Abel foi aprovado por Deus por meio da fé e da obediência.
Jesus afirma que crianças são puras e inocentes:
“Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: — Quem é o mais importante no Reino do Céu? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.”
Mateus 18:1-5
Vejamos o que os profetas Ezequiel e Jeremias dizem a respeito disso:
- “O Senhor me disse o seguinte: — Por que será que na terra de Israel o povo vive repetindo o ditado que diz: “Os pais comeram uvas verdes, mas foram os dentes dos filhos que ficaram ásperos”? — Juro pela minha vida — diz o Senhor Deus — que vocês nunca mais repetirão esse ditado em Israel. Pois a vida de todas as pessoas pertence a mim. Tanto a vida do pai quanto a vida do filho são minhas. A pessoa que pecar é que morrerá.”
Ezequiel 18:1-4
“Aquele que peca é que morre. O filho não sofrerá por causa dos pecados do pai, nem o pai, por causa dos pecados do filho. A pessoa boa será recompensada por fazer o bem, e a pessoa má sofrerá pelo mal que praticar.”
— Ezequiel 18:20
- “Quando esse tempo chegar, o povo não dirá mais: “Os pais comeram uvas verdes, mas foram os dentes dos filhos que ficaram ásperos.” Pelo contrário, quem comer uvas verdes é que vai ficar com os dentes ásperos; e cada um morrerá por causa do seu próprio pecado.”
Jeremias 31:29-30
Fica claro aqui que os filhos não pagarão pelos pecados dos pais, portanto, a raça humana não será cobrada pelo pecado que Adão e Eva cometeram. (Pecado original)
Outro ponto importante é que sem fé o batismo não tem qualquer valor em relação à salvação, e um bebê ou uma criança de menos de 12 anos, não consegue compreender o conceito de pecado, arrependimento e fé, portanto, seria algo inútil.
Palavras do próprio Jesus:
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”
Marcos 16:16
“Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.”
Atos 2:38
E para finalizar existe outro ponto a se considerar, a igreja que instituiu o batismo a crianças, faz o batismo por aspersão, ou seja, derramando água somente na cabeça da criança, quando o batismo significa a morte para o velho homem, necessitando imersão, como a etimologia da palavra baptizo em grego demonstra o ato de enterrar, submergir, como quando alguém morre e é sepultado.
Que a verdade Bíblica possa prevalecer diante das tradições.
JM
21/10/24
#biblia

Comments
Post a Comment